Até 4 de dezembro, a artista plástica gaúcha Silvana Mello apresenta sua exposição Mulheres e Casas na galeria Acervo da Choque, na Vila Madalena.
São 15 trabalhos inéditos sendo quatro bordados de larga escala e dois menores; uma pintura sobre holografia, três casinhas de bonecas pintadas, um diorama em formato de caixinha de música em que Silvana aplicou miniaturas de ferrorama, e incluiu a faixa "Michele" dos Beatles. Há também uma fotografia feita a partir do diorama e três pinturas sobre mosaicos de pastilhas.
Quando questionada sobre a escolha do nome da exposição, Silvana conta: “Quis um nome despretensioso, que representasse, diretamente, meu momento. Estou usando como suporte algumas casinhas de bonecas e percebi que saí um pouco do universo infantil e retratei as mulheres. Além disso, a artista deseja que o público tenha uma certa identificação. “Quero que eles enxerguem, a partir dali, algo bom em suas vidas. Usei como referências muitas fotos de amigos, quis sair do meu universo particular, enfatiza.
Embora já tenha trabalhado com tatuagem e vídeo, atualmente se dedica à pintura e ao bordado. No caso do bordado, desenvolve um grande bastidor com algodão bem grosso esticado, que recebe um esboço do desenho preenchido a linha, patchwork, botões antigos, flâmulas vintage e itens que a artista encontrou em uma lata de costura de sua mãe. “Há algum tempo comecei a me dedicar a bordados maiores. Eu geralmente uso os suportes conforme imagino sua adequação ao desenho inicial”, conta a artista sobre seu processo criativo. Hoje, por conta de suas atividades maternas, ela aproveita seu tempo à noite para produzir em ateliê e procura prevenir sua família do contato com materiais tóxicos.
Nesta exposição, Silvana Mello usou pintura sobre madeira para criar suas casinhas de bonecas, fez mosaicos com ladrilhos em cores no padrão anos 60, que encontrou numa azulejaria de Perdizes/ SP. Já o diorama ganhou o título de "O Ipê Amarelo". Na tampa da caixa, que funciona como um fundo, Silvana pintou uma paisagem com um ipê, araucárias e casinhas de madeira que viu e fotografou ao visitar sua avó no sul do Brasil.
Em sua arte, Silvana não deixa a vida pessoal de fora. A todo momento, ela consulta suas memórias e sentimentos para criar, reunindo experiências boas e ruins e as expressando por meio da imagem de mulheres fortes, que cuidam de seus filhos e famílias; em busca da sua felicidade e bem-estar. Ela não se poupa de buscar referências em revistas, fotografias, familiares, amigos e bancos de imagens. Embora não intencionalmente, as obras tem grande repercussão no universo feminino, justamente por conta dessa pesquisa.
Silvana Mello já bebeu bastante da fonte do skate e do rock, mas isso tem ficado cada vez mais distante e suas obras ganhado mais consistência. “Não ando de skate há muitos anos, mas acho que uso algumas referências porque foi meu estilo de vida por muito tempo, bem como o rock, embora hoje não seja mais freqüentadora assídua de shows ao vivo ou grandes festas”, conta.
Silvana Mello
Silvana Mello (www.myspace.com/silvanamello) traz a delicadeza com uma pitada de crueldade em seus trabalhos de bordado, pintura em azulejo e backlights. Ela nasceu em Porto Alegre em 1967, mas vive em São Paulo atualmente. Silvana usa imagens familiares, carismáticas e nostálgicas para mostrar as contradições do espírito humano. Tem na arte pop, no skate, no imaginário feminista e na sua própria infância as referências para seu trabalho.
Mulheres e Casas por Silvana Mello @ Acervo da Choque
De 6 de novembro a 4 de dezembro
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 13h às 18h
Grátis
Livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ultima Postagem
Anguilla será seu próximo destino romântico
Celebre o amor em uma ilha paradisíaca do Caribe No coração do Caribe está Anguilla, uma ilha que oferece uma experiência inesquecível para ...
-
Confira o podcast "Muito Além de Rodas e Motores" em https://soundcloud.com/user-645576547/ Em 2022, será comemorado o cinquentená...
-
Um dos maiores ícones pop dos anos 80 e 90 volta ao Brasil para últimas apresentações ao vivo e divulgação do último álbum "Foot of the...
-
É possível manter o animal ativo com atividades físicas nesses locais Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Muitos leitores deixam de ter um pet...
Nenhum comentário:
Postar um comentário