O Espaço Cultural Citi, a galeria de arte da Avenida Paulista, apresenta a exposição Anotações Visuais de Aldemir Martins até 19 de novembro reunindo uma série de desenhos inéditos de um dos maiores artistas das artes visuais do país.
A mostra terá como estrutura básica as dezenas de desenhos, esboços, anotações e estudos, feitos pelo artista ao longo da vida. Os desenhos serão mostrados de dois modos: originais: expostos montados em pranchas e vitrines, têm formatos pequenos, desde pedaços de papel de menos de 10 cm a folhas de papel ofício; e em plotagens em formatos grandes de desenhos selecionados pelo curador Jacob Klintowitz, respeitando as proporções originais.
Segundo Klintowitz, Aldemir Martins “foi um dos maiores desenhistas da história da arte brasileira, um dos grandes desenhistas do século vinte e o primeiro brasileiro a obter um Grande Prêmio de Desenho na Bienal de Veneza, em 1956. Esses desenhos nunca exibidos publicamente, têm grande força expressiva pela qualidade e espontaneidade. O público terá a visão do original e do tamanho maior, numa relação rica, como se estivessem vivenciando o processo de criação. E para todos os públicos haverá a satisfação de se apreciar pela primeira vez estas preciosidades de alta qualidade”.
O Espaço Cultural Citi é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam pela Avenida Paulista e região. O espaço mantém a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov, Maurício de Sousa e Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.
O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário