24 de junho de 2010

Teatro Cultura Artística traz exposição inédita durante restauração do Painel de Di Cavalcanti


A partir do dia 29 de junho, o Teatro Cultura Artística, oferecerá à cidade de São Paulo uma oportunidade inédita de conhecer melhor a sua história e do Painel de Di Cavalcanti, que não foi destruído pelo incêndio que atingiu o teatro em 2008. Trata-se de uma exposição aberta ao público, montada ao longo da fachada do teatro, que poderá ser vista e apreciada por todos que passarem pela calçada da Rua Nestor Pestana, no Centro de São Paulo.

A exposição, idealizada pela produtora cultural Ana Maria Xavier, e patrocinada pela Racional Engenharia – construtora responsável pela primeira etapa da reconstrução do Teatro Cultura Artística – mostrará a história do teatro, desde a sua inauguração em Março de 1950 até o incêndio, em agosto de 2008, apresentando-o como uma referência na produção musical e teatral da cidade de São Paulo, assim como a importância do painel de Di Cavalcanti. "É uma honra para a Racional Engenharia patrocinar esta exposição, que resgata a trajetória do Teatro Cultura Artística e sua importância na vida cultural de nossa cidade. O apoio da Racional à exposição é uma das várias ações da empresa para incentivar a cultura e valorizar o patrimônio arquitetônico brasileiro", destaca Renata Ruggiero Moraes, gerente sênior da construtora.

Além da parte histórica, será mostrado em tempo real o andamento do restauro do Painel pelas equipes de restauradores e arquitetos envolvidos no processo. “Esse é sem dúvida o grande diferencial desse projeto: o acompanhamento pelo público em tempo real do andamento da obra de restauro é algo inédito em exposições”, afirma Ana Maria Xavier.

O maior painel existente de Di Cavalcanti – 48m X 8m – emoldura a fachada do teatro desde sua inauguração em março de 1950, e é o protagonista dessa primeira etapa de reconstrução, já que no início de junho, começou a ser restaurado por equipe de especialistas da Oficina de Mosaicos, liderados pela arquiteta e restauradora Isabel Ruas. Chamado “Alegoria das Artes”, o painel foi o primeiro grande painel em mosaicos instalado em uma fachada em São Paulo.

A exposição
A exposição, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Municipal nº 10.923/90), transformará os tapumes da obra do Teatro em painéis de fotos e vídeos sobre a sua história e sobre o painel de Di Cavalcanti. Além disso, haverá a transmissão de imagens em tempo real do processo de restauro do painel. “Com essa transmissão, permitiremos que a população de São Paulo tenha acesso ao processo de restauração e conheça melhor o que a obra significa para a história e o Patrimônio Cultural da cidade de São Paulo.”, diz Ana Maria. Segundo ela, para a viabilização da mostra, foram concedidas todas as autorizações públicas necessárias, já que se trata de uma exposição na calçada, realizada em tapumes de obras.

A mostra está dividida em três módulos: o primeiro, reunirá fotos do arquivo do arquiteto Rino Levi (responsável pelo projeto original do Teatro), com montagem e legendas curtas que mostrarão o significado do painel dentro da obra de Di Cavalcanti e no movimento modernista. “Para isso, foi realizada uma pesquisa histórica e foram selecionadas fotos em conjunto com a direção da Sociedade de Cultura Artística”, relata Ana Maria.

O segundo módulo é multimídia e será montado em telas de LCD, que transmitirão imagens de documentários sobre o Teatro e o painel. Um dos monitores estará diretamente ligado a câmeras colocadas no local de trabalho dos restauradores. Duas câmeras mostrarão em tempo real e de forma intercalada as intervenções no painel e outras duas mostrarão as atividades da oficina onde o material de trabalho é preparado.

O terceiro e último módulo fecha a exposição e mostrará fotos do acervo da Sociedade de Cultura Artística e de jornais. “Tudo isso poderá ser apreciado pelo público gratuitamente”, comemora Eric Klug, Relações Institucionais da Sociedade de Cultura Artística. “E ainda atraímos o público para acompanhar de perto a reconstrução do Teatro, disseminando sua importância cultural para a cidade de São Paulo”, completa.

Exposição
Data: A partir do dia 29 de Junho de 2010.
Funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h
Visitação gratuita
Endereço: Teatro Cultura Artística, Rua Nestor Pestana, 196, Consolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...