5 de junho de 2010

Matilha Cultural prepara mês especial prácachorro!

Em junho, projeto “práCachorro” agrada cães com programação diversificada, que inclui menu canino, cinema,arte visual e adoção. Humanos também são bem-vindos!


São Paulo, maio de 2010 - Há séculos, o cachorro faz parte do cotidiano do homem, seja ajudando na caça, na guarda, pastoreio, ou mesmo como companhia. Para celebrar e discutir o papel social do cachorro e realizar ações pela adoção e contra o crime do abandono, a Matilha Cultural abriga, entre os dias 8 de junho e 3 de julho, uma série de exposições e atividades voltadas para o melhor amigo do homem, a mostra práCachorro. A abertura da mostra será no dia 8, às 18h., com apresentação dos Djs Soares e Zinco, do Clã Leste, no primeiro happy hour Aquecimento Central de junho.

Ao prestar uma homenagem aos cães, a práCachorro é um programa completo para que donos e animais possam aproveitar um passeio com diferentes atrações que ocuparão todo o espaço da Matilha Cultural.

Instalações multimídia e interativas vão proporcionar momentos especiais de convivência entre humanos e cachorros. Desde a programação de cinema até o cardápio da casa serão adaptados especialmente para cães. Palestras, debates e ações para incentivar a adoção de animais serão realizadas ao longo do projeto com o apoio da campanha PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, que possui valores alinhados com os conceitos da mostra Pracachorro.

“PráCachorro celebra a importância social desses seres verdadeiros”, diz Ricardo Costa da Matilha Cultural. “Nosso objetivo com esse evento é reforçar campanhas e trabalhos de ONGs contra o abandono e pela adoção de cachorros. Estamos usando cultura e entretenimento para ajudar a criar essa consciência nas pessoas. Sentimos imenso respeito e amor por esses animais”, explica.

Entre os serviços oferecidos, estão conversas sobre saúde e nutrição dos animais, palestra sobre adoção e posse responsável, estúdio fotográfico para registrar cães e seus donos com diferentes cenários e até mesmo um espaço lounge para que cães possam relaxar – ou brincar à vontade, dentro da Matilha, além de acesso à informações sobre o trabalho de grupos envolvidos com a causa animal.

Na galeria, a exposição de fotos de Paola Vianna revela o olhar do cachorro sobre o mundo a sua volta. Na arena, painéis ilustrados com a matéria “Nosso amigo Vira-lata”, escrita por Evaristo Eduardo de Miranda para a National Geographic Brasil (março/2010), detalham a importância histórica do cachorro em nossas vidas.

Uma programação musical ampliada com muito hip hop, soul, funk, world music e reggae dancehall completa o mês dedicado a celebrar os cachorros na Matilha Cultural

Abaixo, uma prévia da mostra:

FOTOGRAFIA– 08/junho a 03/julho - Gratis

Cachorros, por Paola Vianna
29 fotos tiradas entre 2004 e 2010, traçam uma linha que aproxima o espectador do olhar do cachorro, passando pelo contexto da familia, descaso, companherismo e morte no Brasil, Bolívia, Peru e Chile.

Estúdio Fotográfico
Um mini estúdio fotográfico, com diferentes possibilidades de cenários e figurinos para pessoas e cachorros, onde visitantes poderão se deixar fotografar com seus cachorros e levar uma lembrança dessas vidas cruzadas.


ARTE
Graffiti PráCachorro08/junho a 03/julho - Gratis



Cinco telas criadas especialmente para a mostra PráCachorro, trazem referências do universo canino. Pintadas pelos grafiteiros brasileiros Graphis, Saide, Nick, Feik e Binho Ribeiro, com curadoria do próprio artista plástico e grafiteiro Binho Ribeiro.


INSTALAÇÃO

Casinhas Sensoriais– 08/junho a 03/julho - Gratis


Casinhas de cachorro com diferentes cheiros e texturas, customizadas por um coletivo de artistas convidados pela Matilha, prometem entreter os cachorros com experiências sensoriais enquanto seus donos admiram as fotos na galeria. Entre os artistas, estão Amanda Mussi, Binho Ribeiro, Ebola, Elizabete, Juliana Kodama, Keto, Mr. Bomba, Marcelo Barneiro e Markone.

CINEMA

Durante este período, no cinema da MATILHA, o volume estará adequado à sensível audição canina. Pessoas poderão assistir aos filmes em cartaz juntamente com seus cachorros, que são mais do que bem vindos em todos os ambientes do espaço. Entre os filmes da programação, destaque para Alice, de Jan Svankmajer (Rep. Tcheca, 1988), As Aventuras Secretas de Tom Thumb (Reino Unido, 1993) de Dave Borthwick, Como Festejei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu (França/França/Romênia, 2006), e S21 - A Máquina da Morte Khmer vermelho (FRA - 2003), de Rithy Panh.

AMBIENTE

Lounge “Bom pra cachorro!”
Um espaço confortável com almofadas e “brinquedos”, onde cachorros e seus acompanhantes poderão relaxar e se informar sobre ações em prol do melhor amigo do homem.

Café Matilha
O espaço destinado ao café na Matilha Cultural, também será especialmente adaptado aos visitantes caninos. Durante o período, será oferecido um cardápio especial para cachorros, com snacks para cachorros, rações e outros produtos PEDIGREE®, apoiadora da mostra. O primeiro café de São Paulo que atende donos e seus cachorros!


Palestras e Stand “PEDIGREE® ADOTAR É TUDO DE BOM”
Palestras com especialistas em terapias alternativas para cães, com demonstrações de acumpuntura e florais para os pets. Será montado um stand de divulgação do trabalho de ONGs participantes do programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom para incentivar a guarda responsável e atender pessoas interessadas em adotar um novo amigo.


FEIRA DE ADOÇÃO


Adotar é tudo de bom


No sábado, 12 de junho, dentro do festival Freeart, promovido pela Rede Social da Vila Buarque e pelo SENAC Consolação , a Matilha Cultural, junto com ONGs participantes da campanha PEDIGREE® Adotar étudo de bom, vai organizar uma feira para adoção de animais abandonados. Será na Praça Rotary, no bairro de Consolação, centro de São Paulo, das 12h às 18h. Ao final do dia, uma foto da exposição ‘Cachorros’, de Paola Vianna, será doada para o sorteio realizado pelo festival.


MÚSICA
Aproveitando a celebração dos cachorros, a Matilha inaugura em junho novas programações musicais para o espaço, além de manter o já tradicional happy hour das terças-feiras.

Aquecimento Central – A partir do dia 8, toda terça-feira, o happy hour musical da Matilha recebe os DJs Soares e Zinco, do Clã Leste, além de convidados especiais, dando aquele salve para o hip hop.

FunkDogDelic – A partir do dia 12, aos sábados, uma Matinê traz os clássicos do funk e da soul music dos anos 70. DJ Branco é o residente. Dia 19 as pick ups são comandadas pelo mestre DJ Hum. Dia 26, participação especial de Bid e sua incrível discoteca.

Mondo Cane – A partir do dia 18, para abrir os finais de semana, as noites de sexta vão começar mais cedo com a festa Mondo Cane na Matilha. Os Djs MZK e Wotjila vão trazer afrobeats, brazilian beats e mais música do mundo para fazer todos dançarem.

Show de encerramento:
Mixtape Matilha Cultural No fechamento da mostra práCachorro, dia 03 de julho, um show especial com os participantes da Mixtape Matilha. São 12 faixas que misturam bases jamaicanas de dub step, ragga e dancehall com vocais do hip hop nacional. A mixtape foi lançada no início do ano e está disponível para download no site da Matilha (http://www.matilhacultural.com.br/).

MATILHA & OLLDOG
A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares.

Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

A Matilha foi concebida dentro da OLLDOG FILMES, produtora de cinema cuja história está associada à defesa dos diretos dos animais. Produziu uma série de filmes independentes e para ONGs parceiras denunciando o abandono, os testes de laboratório em animais e a vivisecção, sempre levantando a bandeira do respeito e defesa da vida.


SOBRE O PROGRAMA PEDIGREE® ADOTAR É TUDO DE BOM

Em 2008, PEDIGREE® iniciou no Brasil a Campanha Adotar é tudo de bom, principal programa nacional para a sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa dos animais abandonados e educação sobre guarda responsável, fornecendo apoio aos abrigos que resgatam cães e promovem a adoção consciente. Sem prazo específico para acabar, a ação acumulou até aqui novas estratégias, parceiros e uma série de atividades que ajudaram a promover a adoção direta de 11.276 cachorros abandonados. Saiba mais em: www.adotaretudodebom.com.br e siga no twitter: www.twitter.com/adotaretudodbom (com d mudo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Stellantis aposta em motor híbrido com tecnologia brasileira

SUVs da Fiat Pulse e Fastback ganham versões com o novo motor T200 Hybrid Texto: Sérgio Dias Fotos: Divulgação e Mateus Dias Fomos convidado...