O I Concurso Literário da D. A. Produções Artísticas lança o Prêmio Espantaxim, que será concedido aos seis primeiros colocados dos trabalhos de crianças de 7 a 12 anos entregues durante a 21ª. Bienal do Livro de São Paulo. Além disso, os 50 melhores trabalhos vão ser publicados na “I Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”. O concurso busca, entre outros, alertar as crianças sobre os problemas ambientais e a importância da preservação da natureza, incentivar a escrita e a leitura, ampliar o vocabulário, estimular a criatividade e a imaginação, desenvolver o gosto literário e revelar os autores do futuro, além de engajar as escolas no projeto.
Para comemorar oito anos do Projeto Espantaxim, a D. A. Produções Artísticas lança o Prêmio Espantaxim, através do seu primeiro Concurso Literário Infantil. O sugestivo tema “O que você faria para também se tornar um guardião da natureza?” reforça o objetivo temático de um dos lançamentos da editora durante a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo: o livro/cd “Makiko e Tatuiuiú – Guardiões da Natureza”, de Dulce Auriemo.
Os 50 melhores trabalhos selecionados pelo júri vão entrar na “I Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”. Aos seis primeiros colocados será concedido o I Prêmio Espantaxim – especialmente criado para se transformar em um cobiçado troféu e despertar desde cedo nas crianças o interesse pela literatura e o reconhecimento do valor do texto escrito. Além de terem suas obras publicadas, nas primeiras páginas da Antologia, os seis primeiros colocados vão receber todos os livros e cds do Projeto Espantaxim. Os critérios para a escolha dos vencedores são os seguintes: originalidade, criatividade, qualidade literária, clareza na exposição das ideias e uso correto da língua portuguesa. As três escolas que tiverem mais alunos selecionados entre os 50 melhores trabalhos também vão receber o Prêmio Espantaxim.
Segundo o regulamento, o concurso com esse tema tem os seguintes objetivos: alertar as crianças sobre os problemas ambientais e a preservação da natureza; incentivar a escrita e a leitura; ampliar o vocabulário; estimular a criatividade e a imaginação; desenvolver o gosto literário e revelar os autores do futuro. “Isso além de engajar as escolas no projeto”, revela a escritora Dulce Auriemo, diretora da D.A. Produções Artísticas.
Vão poder participar crianças de 7 a 12 anos de idade. Cada participante deverá escrever uma mensagem de até cinco linhas ou uma redação de no máximo 30 linhas, com o tema proposto. A participação é gratuita e cada pequeno escritor poderá inscrever apenas uma obra, que deverá ser entregue pela própria criança ou pelo professor da escola no estande da D.A. na Bienal do Livro. A escolha dos seis primeiros colocados será de acordo com a faixa etária e o tipo do trabalho. Serão escolhidos dois vencedores na faixa de 7 a 8 anos (um para mensagem e um para redação), dois na faixa dos 9 a 10 anos (um para mensagem e um para redação) e dois na idade de 11 a 12 anos (novamente um para mensagem e um para redação).
De acordo com Dulce Auriemo, pais, responsáveis e educadores podem encontrar no site do Projeto Espantaxim (www.espantaxim.com.br) o regulamento e a folha pronta para ser impressa. As crianças poderão escrever seu trabalho com calma, em casa ou na escola e levá-lo para ser depositado na urna, no dia de sua visita à Bienal. Os professores também poderão depositar na urna os trabalhos feitos em classe por seus alunos (várias obras poderão ser colocadas dentro de um mesmo envelope). “No estande haverá papel disponível para as crianças que quiserem escrever seus trabalhos ali mesmo. No entanto, aconselhamos que tragam o trabalho pronto e já dentro de um envelope”, afirma Dulce Auriemo.
A divulgação dos premiados ocorrerá em outubro de 2010, em comemoração ao mês das crianças. O estante da D.A. na 21ª. Bienal do Livro estará na rua I, nº 23, ao lado do Espaço do Professor. A editora também terá uma bonita vitrine “viva” no estande J55, bem em frente à Praça de Alimentação. Lá as crianças poderão se encantar todos os dias com os personagens da Turminha do Espantaxim e o Castelinho Mágico, de Dulce Auriemo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ultima Postagem
Praias, gastronomia e hospedagens de alto padrão
As praias de Anguilla são algumas das mais impressionantes do Caribe Anguilla é o destino perfeito para quem busca relaxamento e luxo em um...
-
Confira o podcast "Muito Além de Rodas e Motores" em https://soundcloud.com/user-645576547/ Em 2022, será comemorado o cinquentená...
-
Um dos maiores ícones pop dos anos 80 e 90 volta ao Brasil para últimas apresentações ao vivo e divulgação do último álbum "Foot of the...
-
É possível manter o animal ativo com atividades físicas nesses locais Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Muitos leitores deixam de ter um pet...
Nenhum comentário:
Postar um comentário