22 de maio de 2010

Mostra inédita reúne 22 obras de Antonio Peticov


O Espaço Cultural Citi, a galeria de arte da Avenida Paulista, apresenta a partir de 24 de maio, a exposição inédita Antonio Peticov – A Forma Oculta, com 22 trabalhos de tinta acrílica sobre tela que cobrem um período de 1988 à 2009, com absoluto predomínio de obras realizadas a partir de 2006. A exposição permanecerá até 16 de julho.

Nascido em Assis, interior de São Paulo, em 1946, Peticov é autodidata que desde o início da adolescência optou pelas artes plásticas. Estudante de história da arte, começa a expor na primeira metade da década de 1960. A partir de 1970, muda-se para Londres, dali para Milão e, em 1986, para Nova York, retornando ao Brasil apenas em 1999.

O curador da exposição, o crítico Jacob Klintowitz, diz: “Antonio Peticov é o artista da invenção e da descoberta de um universo oculto feito de beleza, harmonia e magia. É um artista multifacetado e os seus interesses estéticos e humanos são marcantes, pois obedecem a uma linha cultural contínua. E não há qualquer diferença entre os interesses do artista Peticov e do homem Peticov, o que é mais raro do que se pensa. Esta unidade confere forte autenticidade ao seu percurso pessoal feito unicamente de reflexão.”

Importante crítico de arte, o poeta Ferreira Gullar observa: “A sensação que me fica, ao refletir sobre a personalidade de Antonio Peticov e sua obra tão diversa e instigante, é a de que estou diante de um artista em pleno domínio de sua técnica, maduro e que, no entanto, mantém vivo dentro de si um menino ainda encantado com as formas e as cores do mundo.”

O Espaço Cultural Citi é uma galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos. O espaço mantém a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Desde 2005, passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena e a ceramista Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.  
Sérgio Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Praias, gastronomia e hospedagens de alto padrão

As praias de Anguilla são algumas das mais impressionantes do Caribe Anguilla  é o destino perfeito para quem busca relaxamento e luxo em um...