Artista ganhou destaque pelo seu trabalho com a comunidade do Jardim Limpão, em São Bernardo do Campo, além da exposição De dentro para fora/ De fora para dentro, no MASP
São Paulo, fevereiro de 2010 – A partir de 18 de fevereiro, Daniel Melim apresenta a exposição Dentro da Tela, na galeria Acervo da Choque. São cinco novas pinturas sobre tela de grandes proporções, sendo que a maior mede 400 x 200 cm.
Depois do sucesso na exposição De dentro para fora/ De fora para dentro, no Masp, Melim avança em algumas das idéias esboçadas nas obras ali expostas. O artista quer recriar o espaço dentro das suas telas colocando lado a lado planos pictóricos distintos. É como se ele estivesse fatiando as suas telas e rejuntando diferentes pedaços. “Os resultados são pinturas graficamente potentes e impactantes”, revela Baixo Ribeiro, sócio-curador da galeria.
Intitulada “Reflexos de ontem”, é a maior tela da exposição, que mede 200 x 400 cm. Trata-se de um díptico de cores fortes, onde a técnica do estêncil (pintura feita a partir de máscaras vazadas, técnica recorrente no trabalho do artista) se mistura a pinceladas clássicas e manchas de cor feitas com rolinho de espuma. Nesse trabalho, o conhecimento do graffiti se mescla ao estudo acadêmico que pontuou a formação de Daniel Melim.
Daniel Melim nasceu em São Bernardo do Campo, em 1979. Aprendeu a pintar, fazendo graffiti, mas depois estudou artes e pós graduou-se em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Esta é a terceira exposição individual de Daniel Melim na Choque Cultural. Também participou de exposições no Memorial da América Latina (2006), Museu Afro Brasil (2006), Bienal de Valência (2007), Cans Festival (promovido pelo artista Banksy, num túnel em Londres)2008 e Masp (2009-2010).
Além de sua carreira em galerias e museus, Daniel Melim desenvolve o Projeto Limpão, um sitio especifico em proporção gigantesca, em São Bernardo do Campo. Trata-se da ocupação de todo um morro, com pinturas nas fachadas das casas, nos corredores e praças do lugar. As casas do bairro são construídas pelos próprios moradores, num típico exemplo da arquitetura urbana paulista, sem pertencer a um projeto urbanístico coerente. Esse trabalho de fôlego não tem data pra acabar: ele vai sendo construído aos poucos, em parceria com ‘o pessoal da capoeira’, nos fins de semana, com a anuência e admiração da comunidade.
Por conta de seu envolvimento social, Daniel Melim foi convidado pela ABC Trust, Projeto Quixote e São Martinho a desenvolver o logotipo da primeira Copa do Mundo das Crianças de Rua. A competição será realizada a partir de 14 de março, na África do Sul, com a presença do time brasileiro de crianças. www.copadomundodecriancaderua.org
Dentro da Tela por Daniel Melim
Abertura: 18 de fevereiro, às 19h
De 18 de fevereiro a 17 de março
Acervo da Choque
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone (11) 3061-2365
Visitação aberta aos sábados, das 13h às 18h
Grátis
Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário