Para promover a arte do cinema e o intercâmbio entre os profissionais da área, a cidade de São Simão, a 45 quilômetros de Ribeirão Preto, receberá no período de 19 a 25 de janeiro, a primeira edição do Festival Cultural – Cinema. Além da exibição de filmes, a programação contará com apresentações de dança contemporânea, teatro, exposições e shows.
Segundo Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções e idealizadora do projeto, o festival foi inspirado na história cinematográfica da cidade que começou em 1913. “Nessa época, São Simão tinha o seu primeiro cinema, o Pariz Cinema. Depois foi aberto o Cine Oasis, o mais famoso, que foi fechado há mais de 20 anos”, explica.
O evento ampliará o acesso à cultura e poderá incentivar o turismo na cidade que sempre teve grandes talentos, como os produtores Fabiano e Caio Gullane , da Gullane Filmes; Tulé Peak, diretor de arte de longas premiados como Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira, Tropa de Elite entre outros; e o artista plástico Marcelo Grassmann, reconhecido internacionalmente por suas obras. A família de Grassmann teve forte influência na formação cultural de São Simão e, por essa ligação, o artista plástico dará o nome ao prêmio que selecionará os melhores curtas-metragens, também é dele a gravura de um olho que se tornou a marca do festival.
A cerimônia oficial de abertura do Festival Cultural - Cinema será no dia 20 de janeiro, às 20h, no Cine Theatro Carlos Gomes , em São Simão, com a presença do elenco e do diretor do longa Querô, Carlos Cortez. A pré-abertura está marcada para o dia 19 de janeiro, no mesmo espaço, e contará com a inauguração da exposição Cinema em Cartaz, que tem curadoria de Maximo Barros e realização da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Na semana da Programação Principal da Mostra de Cinema, o público terá a possibilidade de assistir a importantes filmes que marcam a atual cinematografia brasileira, entre eles, Ensaio sobre a Cegueira, O Cheiro do Ralo e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.
Após a exibição, produtores, diretores e atores desses filmes participarão de bate-papos com a plateia. “Uma oportunidade para o público conversar e conhecer de perto o trabalho dos profissionais do cinema nacional”, explica Silvio França, da Origem Produções. Entre os convidados para as sessões comentadas estão a atriz Silvia Lourenço, o diretor de arte Tulé Peak, a diretora Laís Bodansky, o roteirista Luiz Bolognesi, entre outros.
A criançada terá uma programação especial com a exibição de filmes infantis de longa-metragem, curtas e animações. Paralelo à Mostra de Filmes será realizado o Festival de Curtas-Metragens para estimular novos talentos a mostrar seus trabalhos. Os curtas inscritos e selecionados irão concorrer ao Troféu Marcelo Grassmann e a um prêmio em dinheiro. As inscrições para o festival de curtas são gratuitas e terminam no dia 8 de janeiro.
Durante os dias de evento, os participantes terão a oportunidade de visitar e conhecer os pontos turísticos da cidade como o Morro do Cruzeiro, Museu Histórico Simonense, Prainha do Rio Tamanduá, Casa de Cultura Marcelo Grassmann, Igreja Matriz de São Simão Apóstolo, Museu São Paulo – Minas, Biblioteca e a Câmara Municipal.
Todas as atividades serão gratuitas e realizadas em diferentes períodos, para possibilitar a participação dos moradores e também de visitantes.
O 1º Festival Cultural - Cinema, de São Simão, é uma realização da Origem Produções com apoio da SOS Cultura, com patrocínio de RTE Rodonaves e apoio de Gullane Filmes, São Paulo Film Commission, Prefeitura Municipal de São Simão e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural).
Nenhum comentário:
Postar um comentário