15 de dezembro de 2009

São Paulo metrópole das utopias




Pesquisadores da USP abrem os arquivos do Deops-SP e revelam histórias de repressão e resistência na cidade de São Paulo

 


Este livro é resultado da abertura dos arquivos do Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo), até então sob a guarda do Arquivo Público Estadual. Ele foi escrito com a colaboração de pesquisadores do Proin − Projeto Integrado Arquivo do Estado/Universidade de São Paulo, o livro tem como fio condutor a história da repressão e da resistência na cidade de São Paulo.
Baseados em exaustiva pesquisa em documentos do acervo do Deops/SP, os jovens pesquisadores que assinam estes artigos reconstituíram a trajetória política de centenas de grupos anônimos: operários, judeus, negros, mulheres, comunistas, fascistas, japoneses, alemães, lituanos, entre outros tantos segmentos sociais perseguidos por "pensarem diferente" e por sonharem com um mundo melhor. A obra mostra, por exemplo, como a cidade de São Paulo foi palco das grandes ideias e centro de resistência ao nazismo e ao fascismo. Apesar disso, existia uma rede de nazistas na cidade com a missão de vigiar e reportar ações diversas para o eixo.  Os militantes anarquistas que fundaram a 1ª grande livraria na cidade de Santos, os jornais, os panfletos, cartazes, os movimentos comunistas e sionistas, tudo isso é retratado no livro São Paulo metrópole das utopias (Companhia Editora Nacional / Lazuli Editora).
O livro apresenta também um vasto material iconográfico com fichas de suspeitos tidos como subversivos, imigrantes suspeitos de pertencer a movimentos revolucionários, fichas policiais, propostas de admissão de organizações, jornais proletários, manifestos, jornais estrangeiros e charges e fotos que retratam a força da resistência aos carrascos e perseguidores de utopias.
Esta obra mostra que São Paulo foi um multiplicador de vozes dissidentes que, em vários idiomas, romperam os silêncios impostos pelo poder. A partir de 1995, com a abertura dos arquivos diplomáticos e policiais, os tabus começam a ser quebrados, e a publicação deste material pode ser considerada como uma experiência positiva de uma sociedade democrática que procura conhecer o seu passado.


Serviço:
Livro: São Paulo metrópole das utopias - histórias de repressão e resistência no arquivo Deops
Autores: vários
Organização: Maria Luiza Tucci Carneiro - Universidade de São Paulo
Páginas: 512

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

República Tcheca registra crescimento de turistas latino-americanos

O Brasil continua sendo o líder em termos de pernoites, com 104.849 noites A República Tcheca registra crescimento nas chegadas de turistas ...