Participantes do projeto fizeram performance durante a inauguração
Foi inaugurada no dia 29 de outubro de
Morenas de lábios carnudos, quadril volumoso, seios fartos e voz sensual – estes são alguns dos estereótipos com que convivem as mulheres brasileiras. Pensando nisso, a artista colheu depoimentos do quê as brasileiras acham disso tudo. “O objetivo deste projeto é dialogar com mulheres para criar um registro de suas reflexões sobre o tema, conversando sobre as imposições culturais com as quais elas convivem e como isso afeta sua identidade e seu ser. Minha idéia foi gerar um diálogo entre cultura, arte e sociedade para ter uma experiência que me permite relacionar com as mulheres e seu contexto, possibilitando sua expressão, evidenciando a realidade e favorecendo a reflexão”, explica Irene Salas.
Durante a inauguração, as participantes do projeto Rita Tatiana, Flávia Paiva, Camila Ferrera e Melany Kern fizeram a performance Teresa, que encantou todos os presentes. A apresentação durou cerca de 30 minutos e teve como tema central a construção e a desconstrução da mulher brasileira. Com a ajuda de acessórios, como vestidos, meias, lenços, cílios postiços e maquiagem, as personagens foram se transformando. No final, já produzidas, elas serviram ao público alguns pedaços de frutas espetados com palavras que revelavam partes do corpo, como nuca, cinta, pernas...
A Exposição reúne fotos e vídeos dos depoimentos colhidos e está à mostra no Porto Pensarte (Alameda Nothmann, 1.029, Campos Elíseos, São Paulo – SP), até o dia 11 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Eu brasileira integra o Projeto Redesearte, que promove a construção de uma rede internacional de agentes culturais que, por meio das ferramentas da Arte Contemporânea, pretende contribuir para o fortalecimento da coesão social. Atualmente, o Projeto se desenvolve em sete instituições culturais da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Nicarágua, Venezuela e Espanha.
Mais informações podem ser obtidas no site www.eubrasileira.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário