A proposta cênica une dança, teatro e performance, marca da Cia. Artesãos do Corpo, que completa uma década de atividades este ano.
Com a premissa de que “não sabemos nada sobre o Brasil”, a produção é composta por 13 quadros que mesclam humor, poesia, lirismo, violência e ironia. Alguns são inspirados em manchetes de jornais colecionadas pela diretora Mirtes Calheiros ao longo do processo de criação.
O fio condutor é um fato memorável: o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a prova, foi agredido por um torcedor, perdeu a medalha de ouro e ficou com bronze, nas Olimpíadas de Atenas em 2004.
“O nome da encenação e várias cenas nasceram a partir de composições inspiradas pela metáfora bíblica do sacrifício e por reflexões e paralelos entre a derrota do corredor e a realidade social do nosso país”, fala a diretora Mirtes Calheiros.
A trilha sonora é eclética. Costura trip hop – música eletrônica lenta (We Carry On, Portishead), hard rock (Misfit Love, Queens of the Stone Age), música de câmara (The Last Man, Kronos Quartet), brasileira (Outra Insensatez, Poe!, Tom Zé) e erudita (Sinfonia nº 5, Mahler). A composição popular Queimada, do arranjador Emiliano Sampaio, foi feita exclusivamente para a cena homônima de Cordeiro interpretada pela bailarina por Andrea Krohn.
Cordeiro é resultado do projeto Cia. Artesãos do Corpo – 10 anos de Palco e Rua contemplado pelo 5º Edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. “Ele fala sobre os sacrifícios necessários ou impostos ao homem, que tenta caminhar ao longo da vida, embora a linha de chegada, se é que há alguma, esteja sempre a um passo além”, diz o bailarino Ederson Lopes.
Entre 19 e 22 de novembro, o espetáculo cumprirá minitemporada popular no Teatro de Dança.
Em dezembro, vai para o João Caetano, com mais seis apresentações gratuitas, quartas e quintas-feiras, do dia
Em resumo serão 10 apresentações a preços populares e gratuitas em 2 espaços diferentes, entre 19 de novembro e 17 de dezembro.
Apresentações no TD - Teatro de Dança
Dias 19, 20, 21 e 22 de novembro
Quinta e sexta, 21h. Sábado, 20h e domingo, 18h.
278 lugares.
Ar-condicionado. Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Avenida Ipiranga, 344 - subsolo (metrô República). Tels. 2189-2555 (bilheteria) e 2189-2557 (informações). E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br
site: www.teatrodedanca.org.br
Ingressos: R$ 4,00 e meia entrada
Funcionamento da bilheteria no dia do espetáculo: das 14h até o início da sessão. Vendas antecipadas: quarta a sábado, das 14h às 19h e domingo das 14h às 17h
Vendas on line: www.ingressorapido.com.br
Vendas por telefone: 4003-1212
Estacionamento conveniado ao Edifício Itália: R$ 15, com serviço de valet
Minitemporada gratuita no Teatro João Caetano
De
Quartas e quintas, 20h
436 lugares
Ingressos: grátis
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Sem convênio com estacionamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário